Formas de preparar e beber chá

Continuando a saga dos chás, dessa vez quero falar sobre três formas diferentes de preparar seu chá (não vale chá de saquinho) e duas formas de bebê-lo. Vale destacar que o modo de preparo do chá vai depender da parte da planta que será usada.

AH! Estou chamando de “chá” toda e qualquer bebida preparada extraindo-se as propriedades de uma planta em água. O chá “verdadeiro” é feito à base de Camellia sinensis, planta que dá origem ao chá verde, chá preto, chá amarelo ou chá vermelho, dependendo da época em que ela é colhida e preparada.

Infusão

A infusão é o método mais comum para o preparo da bebida e consiste em mergulhar as partes mais macias da planta na água por um curto período de tempo. Nesse método de preparo são usadas as flores e folhas, que podem ser desidratadas ou recém colhidas.

A infusão mais usada é com água bem quente, quase em ebulição, sendo despejada diretamente nas folhas e flores. Após alguns minutos é necessário retirar a matéria orgânica do chá: Se foi usado um infusor, é preciso retirá-lo; se a matéria foi mergulhada diretamente na água, é preciso coar o chá antes de beber.

Os chás mais consumidos no mundo inteiro são os quentes, mas existem também os chás gelados.

Os chás gelados podem ser preparados de 3 formas:

1️⃣ Preparando o chá quente e esperando esfriar (levando à geladeira depois);

2️⃣ Ice Brewing: O chá é preparado da mesma forma que na infusão, mas usando-se O DOBRO de folhas e/ou flores. Após o preparo, é só adicionar gelo, o que fará o chá esfriar rapidamente e ser diluído (muito cuidado com o recipiente usado, ele deve aguentar o choque térmico);
3️⃣ Cold Brewing: A infusão é preparada direto em água fria e deve repousar por mais tempo, cerca de duas a quatro horas na geladeira. Quando o chá é preparado dessa forma, costuma ser ainda mais suave que os chás preparados em infusões feitas com água quente.

Decocção

A decocção consiste em cozinhar as partes mais densas da planta em água quente. Para esse método, são usadas as raízes e as cascas da planta.

Para preparar com esse método, as partes da planta precisam cozinhar por poucos minutos, mas isso já é o suficiente para uma extração mais forte.

Chá em pó

O chá em pó não é tão comum por essas bandas daqui, mas é bem popular no Japão, por exemplo. Para esse preparo, é só seguir as instruções que vêm na própria embalagem do chá.

O matcha é o chá em pó mais fácil de ser encontrado. Ele é preparado com folhas jovens de Camellia sinensis que passam por um cuidado especial incluindo crescer em ambientes com pouca luz solar. Após a colheita as folhas são transformadas em pó.

Por onde começar?

Eu comecei a beber chás ainda na infância e fui buscando novas formas de preparar, comprar e consumir. Para quem ainda não sabe por onde começar, recomendo ler o 1º post da série sobre chás:

Cerimônia do Chá

Os chás são tão importantes para o Japão que existem rituais para prepará-los, servi-los e consumi-los, incluindo a famosa Cerimônia do Chá. O chá utilizado para ela é o matcha.

A cerimônia é cercada de simbolismos e utensílios próprios. Culturalmente falando, ela foi responsável por unir pessoas e fechar alianças, carregando um grande peso social.

O mais importante durante ela é apreciar o momento, saber que ele é único e respeitar o tempo que ela leva (que pode durar até 4 horas).

Segundo o site TeaShop: “A tradição começou no século XVI, quando Sen-no Rikyu (1521-1591) – um notório preparador de chá, conhecido pelo folclore japonês – estabeleceu um modo todo especial para se degustar a bebida. Nas cerimônias mais tradicionais e formais, até refeições integram o ritual, que pode chegar a quatro horas de duração. Nessas ocasiões, o chá forte em pó protagoniza o ritual, e os chás mais leves o encerram. Versões mais curtas, de entre uma e duas horas, também podem acontecer, incluindo pratos mais leves, como aperitivos, e o matcha, é claro.”

Receita de Chá do Amor

Como a maior parte dos chás é amarga, fica um pouco difícil fazer um chá natural que seja doce. Pensando nisso, criei uma receita simples e bem gostosa com hibisco e mel. Depois de experimentar (e adorar), pesquisei sobre os ingredientes que usei e descobri que estão ligados ao amor. Vamos à receita!

✨ Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) hibisco desidratado;
– 1 xícara de água fervente;
– 1 xícara de água gelada;
– Mel a gosto.

1️⃣ Prepare o chá de hibisco em uma infusão quente. Deixe descansar por 5 minutos;
2️⃣ Retire o hibisco e espere o chá esfriar um pouco;
3️⃣ Adicione a água gelada e coloque na geladeira até atingir a temperatura desejada;
4️⃣ Adicione o mel e aproveite seu chá!

Um comentário em “Formas de preparar e beber chá

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: