Livros de Abril/22.

Uma das minhas promessas para esse ano de 2022 é ler mais. A cada início de mês pretendo fazer uma lista dos livros que li no mês anterior e talvez, quem sabe, uma lista dos livros que pretendo ler no novo mês. Será que consigo? Só seguir o blog pra descobrir! 😅

Em Abril, já quase curada da ressaca literária, consegui ler um pouquinho mais que em Março, mas sinto que estou trapaceando porque li dois volumes do mesmo quadrinho, hahaha.

A playlist que mais ouvi foi o modo aleatório do Sleepy Fish, um artista focado em músicas lo-fi com participação em diversas coletâneas.

BTK: A Máscara da Maldade

BTK: A Máscara da Maldade, de Roy Wenzl, Tim Potter, Hurst Laviana e Laura L. Kelly, foi publicado aqui no Brasil em 2019.

No início de 1974, nos Estados Unidos, o assassinato da família Otero dava início a uma das caçadas mais longas e perturbadoras da história. O serial killer BTK passou a se comunicar com a mídia e a polícia e, nos 30 anos seguintes, seguiu assombrando a população de Wichita.

E foi justamente pelo seu estreito relacionamento com a mídia que ele foi pego: um disquete enviado para uma rede de tv continha informações sobre o assassino.

O livro, escrito por 4 jornalistas que fizeram a cobertura das notícias, trata não apenas de uma descrição minuciosa do caso, mas traz também um elemento humano ao mostrar quem eram as pessoas envolvidas e como elas estavam lidando com isso, em especial os policiais. A pressão sobre eles foi imensa, levando alguns a mudar de comportamento, como beber muito para afogar as mágoas.

“Depois do expediente, eles iam atrás do remédio mais tradicional para o estresse policial: ‘Precisávamos ficar bêbados’, contou Stewart. ‘Os caras estavam trabalhando doze, quatorze horas por dia isolados de todo mundo’.”

Apesar de tratar da caça ao serial killer, a escrita é tão leve que a gente não vê o tempo passar e, quando se dá conta, já foram várias páginas e acabamos nos afeiçoando àquelas pessoas que, por muitas vezes, passaram por cima das próprias vidas para colocar Dennis Rader na cadeia.

Herança

Herança, quadrinho da Brenda Bossato, foi publicado aqui no Brasil em 2019.

Conheci o trabalho da Brenda pelo LinkedIn e fiquei encantada pelo seu traço delicado. Como se isso já fosse o bastante, seu livro Herança fala de um gatinho muito fofo e um amizade que vem de gerações. Eu tinha acabado de ler BTK: A Máscara da Maldade quando Herança chegou aqui em casa e foi muito bem recebido! Foi bom tirar a minha cabeça dos crimes e ler algo leve (pra variar um pouco, né?).

A história gira em torno de Theo, sua avó e os gatinhos Gogh e Escher, mas também gira em torno do legado que trazemos de nossa família:

“A casa da Vovó era bem antiga, toda feita de madeira e cheia quadros, desde os pais do Theo até seus tatara-tatara-vós, e sempre com algum gatinho.

O livro não trata, exatamente, de perda, dá pra dizer que ele trata de amadurecimento e do quão maduros devemos ser para deixar o que amamos seguir seu próprio caminho.

(Chorei, admito.)

Lady Killer Vol. 1

Lady Killer Vol. 1, quadrinho de Joelle Jones e Jamie S. Rich, foi publicado aqui no Brasil em 2019.

Depois de ler algo fofo, voltei para os crimes, hahaha. Mas dessa vez, fictícios… E em quadrinhos!

Josie Schuller é uma mãe/esposa/dona de casa dedicada, mas ela também é uma assassina de aluguel treinada, aliás, uma das melhores da sua “corporação”. Mas quando seu chefe acha que a família de Josie pode estar tirando seu foco do trabalho, ela precisa tomar uma decisão e lidar com suas consequências.

Inspirado nos quadrinhos dos anos 60, Lady Killer é um mergulho na cultura da época, com uma mulher que parece viver em 2º plano, mas que tem uma vida secreta da qual ninguém desconfia.

Lady Killer Vol. 2

Lady Killer Vol. 2, quadrinho de Joelle Jones e Jamie S. Rich, foi publicado aqui no Brasil em 2020.

Claro que, depois de ler o Vol. 1, passei direto para o Vol. 2. Eu precisava MUITO saber os rumos que a vida de Josie tomou após a sua decisão.

Encontramos uma Josie mais madura, mais atenta à vida familiar, mas sem esquecer do seu trabalho, por assim dizer, embora ela tenha mudado a forma como age. Ela também reencontra um velho amigo e precisa decidir se deve ou não confiar nele, já que uma outra pessoa próxima a Josie parece conhecê-lo há muito mais tempo…

Único spoiler que vou dar é que o Vol. 2 termina com um gostinho de que vem um Vol. 3 por aí. Será?

AHO! Amanhã Hoje é Ontem

AHO! Amanhã Hoje é Ontem, de Daniella Zupo, foi publicado aqui no Brasil em 2021.

No finalzinho do mês peguei mais um livro da Editora Somos para ler. O escolhido da vez foi AHO! Amanhã Hoje é Ontem (confesso que levei um tempo para entender o nome). Nele, Zupo narra sua batalha contra um câncer. Mas não pensem que o livro é um diário, não, ele é uma coletânea de pensamentos e reflexões íntimas de uma mulher forte que, de uma hora pra outra, se viu frágil.

“Acho que a primeira parte de qualquer cura é aceitar que estamos doentes. O que não é fácil. Em um mundo de falsas perfeições e modelos de eficiência, é preciso aceitar um tipo de fragilidade que requer coragem para sair da curva. Mudar o curso, diminuir o ritmo, fazer a pausa… A pausa de mil compassos. É preciso paciência para se aceitar frágil, vulnerável, dependente, vencível e diante de algo muito, muito maior que a gente.”

A forma como Zupo conta as coisas não é exatamente linear, nos dando a impressão de que abrimos seu caderno de pensamentos e mergulhamos em seu universo particular, cheio de crenças que lentamente são quebradas e com uma sabedoria que vai sendo moldada durante uma batalha difícil.

A leitura nos leva a questionar muitas coisas em nós mesmos e, por muitas vezes, me peguei relendo passagens do livro para tentar guardar as palavras para mim.

Abril rendeu por aqui. Vamos ver como será Maio!

❤️

Mais informações

Que tal dar uma lida nos outros conteúdos que eu já produzi?! Tenho trabalhado neles há um tempo e espero que inspirem outras pessoas. 😊
Tem bastante coisa aqui no blog e, aos pouquinhos, tenho alimentado o Pinterest com os conteúdos daqui e uns extras.

Além do blog e do Pinterest, eu mantenho três newsletters: a PudimLetter, para conteúdos relacionados ao PudimCast, a SlowLetter, uma newsletter para desacelerar, e a Cartas da Cintia, uma newsletter bem pessoal onde abro o meu coração e dou dicas pontuais. Conheça e assine as newsletters.

Um comentário em “Livros de Abril/22.

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: