Um pequeno tutorial sobre Podcasts.

30/09 é o Dia Internacional do Podcast, data criada em 2014, que visa celebrar essa mídia que vem ganhando cada vez mais força no mundo.

Para comemorar a data e dar início à série de textos sobre podcasts aqui no site, estou trazendo um dos meus primeiros textos sobre o assunto. O original foi escrito em 2019 e consta no site do PudimCast mas, de lá para cá, eu o adaptei para outros sites e formatos, publicando aqui a versão mais recente dele (até o momento).

“Podcast é tipo um programa de rádio, só que na internet.” Essa costuma ser a resposta mais simples e direta para a pergunta, mas ela tá certa? Mais ou menos! Funciona bem como uma metáfora para o conteúdo de áudio, só que o podcast vai um pouquinho mais além.
Tá bom, vai MUITO além disso!

Podcasting, na verdade, é uma forma de publicação e disponibilização de conteúdo por áudio e/ou vídeo que pode ser acessado por streaming ou download, tipo um programa de rádio/TV mesmo, só que você escolhe onde, quando e como consumir.
O tipo de conteúdo mais usado no Brasil é o de áudio e existem diferentes formatos com os mais diferentes interesses/assuntos, desde podcasts solo (com a pessoa fazendo um monólogo), a podcasts com muitos participantes discutindo os mais variados assuntos. Também existem podcasts de entrevista, com um ou mais participantes.

O formato mais comum no Brasil é o de “papo de bar” ou “conversa entre amigos”, onde todos os participantes dialogam sobre os assuntos da pauta e mostram seus pontos de vista duma forma bastante informal, aproximando o ouvinte da conversa.

Participei da gravação presencial do “Curimba, Meu Filho”, podcast sobre carimbó, no melhor estilo “papo de bar”. (11/12/19).

Como ouvir?

Streaming:

Streaming é uma forma de distribuição de dados em que você não precisa fazer o download para ter acesso a eles, ou seja, o conteúdo fica disponível 24 horas por dia para acesso online, bastando que você tenha uma conexão de internet ativa para acessar.

Para ouvir podcasts por streaming, você precisa de muito pouco, bastando ter um aplicativo próprio para isso.

iOS:
Se você tem um iPhone, ele já possui um aplicativo nativo (“nativo” é o aplicativo que já vem com o celular) bem fácil de usar: o nome é Podcasts.
Caso você queira usar outro aplicativo, é só abrir a App Store e procurar pelas várias opções disponíveis.

Android:
Se o seu celular é do robozinho, é necessário baixar um agregador de podcast, ou seja, um app específico para ouvir podcasts. Basta abrir a Play Store e conferir as diversas opções disponíveis (a maioria é gratuita!!).
Alguns celulares mais novos da Google já vem com um app nativo, o Google Podcasts. Se o seu não veio, não se preocupe, já é possível baixar pela Play Store também.

Download:

Outra forma simples de ouvir podcast é baixando ele diretamente do site (ou pelo seu agregador de podcasts) e ouvir na hora que quiser, inclusive se estiver offline. É possível reproduzir em qualquer aparelho que leia MP3, o formato mais comum para podcasts.

Como funciona o aplicativo?

Os agregadores de podcasts funcionam de maneira simples: basta abrir o app, digitar o nome do podcast que está buscando e ele vai mostrar o feed do podcast, ou seja, a lista dos episódios já disponíveis pra ouvir. Aí é só dar o play e curtir o podcast!

Se você gostar da vibe dele, é só assinar o feed e, cada vez que tiver episódio novo, o app vai avisar e você pode ouvir na hora! Mas não é obrigatório ouvir na hora que sai, tá bom? Dá pra ouvir na hora que você quiser! Ele vai estar sempre disponível pra você e essa que é a grande graça do podcast!

Tá vendo como é fácil ouvir podcast? Não perde mais tempo não e procura logo a gente por lá! Garanto que você não vai se arrepender.

Como ficam Deezer, Spotify e Youtube?

O Deezer, na verdade, é uma plataforma de áudios que funciona, em parte, como agregador de podcasts, indo direto no feed e reproduzindo o conteúdo por lá. Para disponibilizar o podcast é preciso preencher um formulário disponibilizado pela plataforma e aguardar de um a dois dias.

O Spotify funciona de forma diferente, re-hospedando o conteúdo em seu servidor e dando acesso apenas para quem tem cadastro na plataforma. Um dos grandes problemas gerados por isso é que a plataforma acaba se “apropriando do conteúdo” e sendo a responsável por sua distribuição (logo logo tem mais texto sobre o assunto).

O Youtube é uma plataforma de vídeos que hospeda o conteúdo em servidores próprios, ou seja, para disponibilizar conteúdo na plataforma, é necessário fazer o upload nela. Lembrando: É uma plataforma de VÍDEOS.

#PudimDicas:

Castbox é um app que vem ganhando bastante espaço nos últimos tempos, principalmente depois de lançar a função “Comunidade” (para interagir com outros produtores e ouvintes) e as transmissões ao vivo.Ele está disponível para as principais plataformas:
Apple Store // Google Play // PC.
Uma das maiores vantagens do Castbox é que ele sincroniza o que você está ouvindo! Ou seja, não importa se você começa a ouvir no celular e depois passa pro PC, ele vai continuar exatamente do ponto que parou.

➡ E aí, já escolheu de que forma vais ouvir teus podcasts? Conta aí nos comentários!
:heart:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: