Divulgação de Podcasts.

Quem tá começando a produzir podcast geralmente se pergunta por onde começar a divulgação do seu conteúdo. Não existe uma fórmula mágica, mas por se tratar de conteúdo digital, nada mais lógico que usar (e abusar) das redes sociais.

A forma mais fácil de começar é criar uma página no Facebook para o seu podcast. Divulgar os links dos episódios e links de conteúdos semelhantes aos apresentados nos episódios vão fazer com que seu público comece a se engajar.

Se você tiver conteúdo suficiente ou disponibilidade de tempo, uma conta no Twitter pode ajudar a entrar em contato com seu público, além de iniciar interações com pessoas que possam vir a se tornar ouvintes. No Twitter também é possível utilizar #Hashtags para divulgar o podcast.

Algumas das hashtags mais usadas:
#PodcastFriday – Usada às sextas-feiras para compartillhar episódios que agradem o usuário;
#MulheresPodcasters – Usada para divulgar conteúdo criado por mulheres;
#OuçaMaisPodcasts – Usada para divulgar a mídia e incentivar as pessoas a ouvirem mais podcasts;
#LGBTPodcasters – Usada para divulgar conteúdos LGBT;
#PodosferaPreta – Usada para divulgar conteúdos de membros da comunidade negra.

Instagram pode ajudar na divulgação também, principalmente se você puder expandir o conteúdo tratado no seu podcast para fotos e vídeos (não esquecendo de usar hashtags). Outra coisa que faz bastante sucesso são os bastidores do podcast.
Uma ferramenta útil é o Stories que, além de dar um UP no Instagram, permite ver quem está acompanhando as postagens e interagir com os perfis, além de ter variadas opções criadas para interações (como enquetes, perguntas, etc).

Muitos podcasts também têm grupos de interação com os ouvintes no FacebookWhatsapp e Telegram. É bem comum que os ouvintes queiram interagir com os podcasters ou com outros ouvintes e essa interação ajuda bastante na divulgação do seu conteúdo, além de servir como feedback do que está sendo produzido.

E por falar em interação, participar de grupos de Podcasts/Podcasters é bastante importante, assim como interagir com outros podcasters e não esquecer que estamos todos no mesmo barco.

#PudimDicas:

Criar um teaser dos episódios é como fazer um “cartão de visitas” do seu podcast.

Existe uma plataforma (e app) chamada Headliner que cria vídeos gratuitamente, permitindo que você adicione imagens, legendas e animações. É possível selecionar as dimensões do vídeo de acordo com a rede social para onde ele vai.
Pelo desktop você precisa baixar o vídeo (ou enviar por email) e subir manualmente para as redes sociais.
Pelo app é possível postar diretamente nas redes, sem precisar fazer o download antes.

Teaser do Pudim Amarelo produzido no Headliner.

É claro que isso aqui não é uma receita de bolo, mas já serve pra quem tá começando.

 :sunglasses:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: