O PudimCast® voltou!

Depois de um longo e tenebroso inverno e quando ninguém mais esperava, lancei um episódio do PudimCast®! Foram 3 meses sem lançar nenhum episódio e eu já nem me sentia mais podcaster. Foi uma aventura pra esse episódio sair, mas bora lá que eu conto tudo.

O que é o PudimCast®?

O PudimCast® é o podcast que eu produzo desde 2015 e tem esse nome fofinho porque a minha ideia inicial era focar no público feminino, mas não foi bem isso que aconteceu. Quanto mais eu pensava nos conteúdos que eu queria abordar, menos eu achava que o podcast seria focado em mulheres.

Desde o início eu queria falar de tecnologia e comportamento mas de um jeito informal (foi por isso que o Pudim sempre teve o perfil de “mesacast”, como uma roda de amigos conversando sobre vários assuntos). Conforme eu ia planejando, acabou surgindo um modelo em que os episódios vão se ligando de forma lógica — chamo pra isso de “arco”: uma sequência de 2 ou 3 episódios que tem temas que se ligam (como por exemplo o arco de IA, que começa falando o que é inteligência artificial, passa para big data e termina em internet das coisas).

Apesar d’eu sempre ter sido a responsável por tudo, no início o podcast ficou hospedado em sites parceiros (2015 e 2016), mas em 2017 ele ganhou site próprio e se tornou uma parte muito importante da minha vida. Eu estava praticamente respirando o Pudim (que ganhou dois spin-ofs: Pudim Amarelo (para abordar mistérios e casos sobrenaturais) e Calda Extra (um formato um pouco mais livre de podcast).

Só que a vida aconteceu e eu comecei a ter cada vez menos tempo para ele.

Sumiços

De tempos em tempos o podcast, que era quinzenal, dá umas sumidas e eu fico meses sem publicar nada. A pandemia piorou isso porque, né, em muitos dias a minha vontade é de virar uma batata e não fazer absolutamente nada. Para evitar que os ouvintes ficassem órfãos, fui para a Twitch e, por vários meses, fiz lives semanais por lá, tipo um programa de entrevistas mesmo, o PudimTalks.

Mas mesmo pra isso meu tempo começou a ficar curto e fui parando de produzir conteúdos.

O maior problema de sumir assim é que, com o tempo, até os fãs e ouvintes esquecem de acompanhar ou de verificar se saiu alguma novidade. E isso, claro, desanima (principalmente porque o Pudim já tem um público pequenininho).

Mas tá fora de cogitação parar com ele. 😁

Eu venho rebolando para tentar manter tudo no ar e voltar a ter uma frequência bem definida de conteúdos, tanto para o podcast quanto para os textos do blog.

Meu espaço, minha voz

Essa semana, enquanto chorava as minhas pitangas com um amigo, contei sobre a dificuldade que estou tendo para manter o Pudim e ele foi bem taxativo ao me perguntar o porquê d’eu manter o podcast. Pensei muito sobre o assunto e acho que cheguei numas conclusões interessantes.

O Pudim é o espaço que tenho para falar dos assuntos que me interessam, principalmente quando envolvem tecnologia e comportamento. Prova disso é que já discutimos aplicativos de mobilidade, a era pré-internet e creepypastas. O formato de distribuição também me ajuda a atingir mais pessoas (amém, podcasting!).

E foi com o Pudim que eu descobri a minha voz. Não fisiologicamente falando, claro, mas foi por falar e me ouvir falando nele que descobri como eu me expresso, como me comporto quando falo dos assuntos que gosto e até quando não gosto do assunto. Também foi com ele que melhorei muito a minha habilidade falar (em público e entre amigos).

E agora?

Não tenho intenção de parar (até porque gastei uma pequena fortuna registrando a marca!!), mas tenho lidado com essa escassez de tempo abrindo diálogos honestos nas redes sociais e também no grupo de ouvintes do Pudim.

Mas confesso que já passa pela minha cabeça terceirizar a edição… Será que fazendo isso o PudimCast® ainda é o PudimCast®? Taí uma questão que eu mesma preciso responder.

No mais, que tal ouvir o novo episódio? Ele tá bem legal e fala sobre lofi, esse gênero musical que eu AMO.

Mais informações

Que tal dar uma lida nos outros conteúdos que eu já produzi?! Tenho trabalhado neles há um tempo e espero que inspirem outras pessoas. 😊
Tem bastante coisa aqui no blog e, aos pouquinhos, tenho alimentado o Pinterest com os conteúdos daqui e uns extras.

Além do blog e do Pinterest, eu mantenho três newsletters: a PudimLetter, para conteúdos relacionados ao PudimCast, a SlowLetter, uma newsletter para desacelerar, e a Cartas da Cintia, uma newsletter bem pessoal onde abro o meu coração e dou dicas pontuais. Conheça e assine as newsletters.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: