Águas de Março

Há 50 anos a música “Águas de Março” era lançada por Tom Jobim em um disco de bolso encartado n’O Pasquim. A música fez história, principalmente após a regravação com Elis Regina: sua melodia tranquila e letra simples a tornaram um hit quase instantâneo, atravessando gerações, ganhando uma versão em inglês e servindo como trilha de campanhas publicitárias. Mas as águas de março realmente fecham o verão? Bem, por aqui não.

Já contei várias vezes que moro na Amazônia e que, dentre as muitas peculiaridades da região, uma das que mais chama a atenção é que nossas estações parecem sempre ser contrárias às estações do resto do Brasil.

O clima aqui é diferente e, para falar a verdade, só sentimos bem duas estações: verão (chove todo dia) e inverno (chove o dia todo). Nosso verão vai mais ou menos de abril a outubro e, nosso inverno, de novembro a março. O que significa que, aqui, as águas de março estão fechando o inverno mesmo.

E haja chuva.

Foto: Ilustração / A Voz do Pará

Hoje, por exemplo, enquanto escrevo esse texto, cai uma chuva leve lá fora mas sinto que ela ainda vai engrossar. Os fins de tarde têm sido assim, de muita chuva e, as madrugadas, bem frias (na medida que dá para dizer que 23ºC é frio).

Mas também existe lugar para as flores e frutas.

Apesar de não sentirmos o outono e a primavera, costumamos ter flores e frutas o ano todo, pelo menos as que são típicas daqui. Enquanto o resto do Brasil está curtindo o outono, eu sinto que minhas plantas estão saudando a primavera (apesar da chuva), porque quase todas elas estão com flores.

Independente da estação, espero que essas águas sejam realmente a promessa de vida no coração de cada um que lê esse texto. ❤️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: