5am Club – Dia 1

Ao longo de uma semana vou precisar acordar às 5h para tomar um remédio e pensei “por que não aproveitar para voltar ao ‘5am Club’?”. Acompanhe a minha saga para descobrir o que está acontecendo nesse pedacinho da minha vida.

Lá fora

Amanheceu chovendo, a temperatura era 24ºC às 5h da manhã e deve se manter assim até a hora do almoço, quando o dia começa a esquentar. A tarde provavelmente será quente, com temperaturas na casa dos 30ºC. Novembro é o mês em que normalmente começa o “Inverno Amazônico”, então devemos ter chuvas mais intensas e prolongadas, causando alguns alagamentos pontuais na cidade. É hora de tirar as roupas de frio do armário.

Aqui dentro

Dentro de casa faz sol, se é que isso é possível. Acordei exatamente às 5h por conta do alarme que coloquei para tomar o remédio e não consegui pegar no sono novamente. Como eu normalmente desperto assim que abro os olhos, provavelmente vou levantar da cama às 5h durante a semana inteira. Não estou exatamente doente, não precisam se preocupar, é que fui agraciada com sisos que resolveram nascer no início da minha idade adulta e agora preciso extrair os danados. Os remédios que estou tomando são para me preparar para a deliciosa extração que farei na semana que vem. Banguela sim, com dor de dente nunca mais.

5am Club

O 5am Club, ou “Clube das Cinco da Manhã”, é um método usado por CEOs do mundo inteiro para ganhar mais dinheiro, provavelmente derivado da falácia “trabalhe enquanto eles dormem“, mas se tirarmos a maior parte da lenga-lenga e papo de empreendedor startupeiro, ele faz sentido. A ideia por trás dele é que, acordando mais cedo, temos mais tempo para cuidarmos de nós mesmos antes que a rotina nos acerte como um caminhão desgovernado. É doloroso, mas dizem que dá certo.

Eu, particularmente, não costumo ter muitos problemas pra dormir desde que comecei a fazer higiene do sono (mais informações abaixo), e na época áurea em que eu acordava às 5h sem despertador, conseguia ter uma rotina bem mais saudável (isso foi no ano passado, a pandemia já era realidade no mundo inteiro). Eu conseguia fazer meu café e tomá-lo junto com as minhas plantas, brincar com o Wilson, meu gato, e estar pronta para sair de casa às 8h (na época eu trabalhava numa floricultura).

Café com Planta no antigo apartamento (início de 2021)

Mas conforme a vida muda, nossos hábitos mudam também. Quando deixei de trabalhar na floricultura e voltei a trabalhar com home office, automaticamente meu sono foi afetado e meu relógio interno saiu um pouco do eixo. De lá pra cá (cerca de 8 meses), passei a acordar um pouco mais tarde, por volta das 7h, e tenho sentido falta de ter esse tempinho para mim.

Unindo o útil ao agradável, vou voltar a levantar às 5h nos próximos dias. Isso vai produzir algum tipo de mudança duradoura? Não sei, mas estou curiosa para descobrir. Me acompanha pra saber. 😊

Higiene do Sono

A higiene do sono é um tipo especial de cuidado consigo mesmo que envolve entender o seu ciclo de sono e mudar alguns hábitos para que ele tenha um ritmo mais saudável. No ano passado eu escrevi um texto sobre isso no meu Instagram e vou resgatá-lo para cá:

O projeto #PudimCasa serviu para dividir dicas durante a pandemia/lockdown

💤 O quarto é o espaço da casa onde você relaxa e dorme, por isso é importante evitar fazer outras coisas nele (como comer e trabalhar, por exemplo). Ao trazer outras atividades para o quarto, o cérebro fica um pouco bagunçado e não consegue mais “desligar” ao entrar neste ambiente.

🪄 Por conta da quarentena, já é meio que esperado que o sono fique bagunçado e, para consertar isso (ou evitar, né?), existe um negocinho chamado Higiene do Sono!

📌 Segundo o Instituto de Psiquiatria Paulista: “A Higiene do Sono pode ser definida como a mudança ou a organização de hábitos e atividades buscando a melhor indução e qualidade do sono.”

⚠️ MAS POR ONDE COMEÇAR?! ⚠️

🔎 A UFSM preparou algumas dicas/passos para a Higiene do Sono, leia aqui mesmo e coloque em prática:

🎆 #DepoimentoDaPudim: Em 2017 eu tive umas crises brabas de insônia e o psiquiatra me falou sobre a “higiene do sono” e como isso poderia me ajudar. Confesso que na época eu estava, literalmente, levando trabalho pra cama, o que acabava tirando meu sono. Quando montei um cantinho na casa para trabalhar e ensinei meu cérebro que aquele era o único lugar em que eu poderia pensar em trabalho, já me ajudou bastante. Também passei a ocupar mais os outros espaço da casa, mas isso é assunto para outros posts.

Até hoje pratico a higiene do sono e minhas crises de insônia diminuíram bastante, só atacando mesmo quando ando muito estressada e preocupada. Outra coisa que fiz nesse meio tempo foi tirar a TV do quarto e levá-la para a sala, ajudou demais!

Os registros do “club”

Ao longo da semana vou postar 3 textos aqui sobre essa minha volta ao “club”. Além do texto que sai hoje (10/11), teremos texto no dia 13/11 e no dia 16/11, sempre às 9h (que é quando o caminhão descontrolado da rotina me acerta).

E se quiseres me seguir nessa nova jornada, só deixar um comentário pra eu saber como estão indo as coisas por aí. A vida pode começar mais cedo com leveza e harmonia.

❤️


Mais informações

Enquanto os outros textos não saem, que tal dar uma lida sobre conteúdos relacionados que vão te ajudar a ter uma rotina melhor?! Tenho trabalhado neles há um tempo e espero que inspirem outras pessoas. 😊

Além do blog, eu mantenho duas newsletters: a PudimLetter, para conteúdos relacionados ao PudimCast, e a SlowLetter, uma newsletter para desacelerar. Conheça clicando na imagem ou assine direto pelo formulário:

Assinatura recebida!

Verifique seu e-mail e confirme a assinatura do boletim informativo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: